Em 2011, o Idalécio Pereira, foi desafiado pelo (hoje seu amigo), Manuel Pedro, que iria reabrir o Gentleman com nova gerência, totalmente remodelado e com um conceito de cozinha contemporânea.
No dia 2 de Maio de 2011, o “novo” Gentleman abriu portas, com um serviço e gastronomia diferenciadores no concelho.
Avizinhava-se uma longa caminhada para o Manuel e para o Idalécio.
Desde Setembro de 2021, o Idalécio Pereira passou a ser mais do que Chefe de cozinha, tornou-se também o proprietário do restaurante, ao fim de dez anos de muito trabalho e dedicação ao Gentleman.
Foi a concretização de um dos seus sonhos!!
O chefe, Idalécio Pereira, nasceu em Resende a 2 de Outubro de 1990. Se ainda hoje não pára de sonhar, imaginem quando era criança… Quis ser bombeiro, policia, piloto da força aérea e mesmo antes de por engano se inscrever num curso de cozinha, queria seguir a área do design.
Nasceu numa pequena aldeia do concelho de Resende, no seio de uma família humilde e trabalhadora, criado num meio onde tinha apenas o suficiente e o que os seus pais lhe podiam dar, sem ostentações nem bens supérfluos. Por outro lado, sempre lhe foi incutidos educação e valores, para que fosse sempre integro, trabalhador e honesto.
Em 2005 com apenas 14 anos e por iniciativa própria, pegou num livro de páginas amarelas e decidiu procurar uma escola profissional, na área da restauração. Em Setembro desse ano entrou na escola de hotelaria de Lamego, para iniciar a sua formação de cozinha e pastelaria.
Estar sozinho, longe da família, foi uma das suas dificuldades iniciais, mas que depressa foram ultrapassadas.
No verão de 2006, fez estágio em Portimão no hotel Tivoli Marina durante dois meses. Conheceu uma realidade bem diferente daquela que estava habituado e longe da sua zona de conforto, o Chefe teve muitas vez de aprender a desenrascar-se sozinho.
Em 2007 fez novo estágio no Marriott Praia del Rey (Óbidos), segundo o chefe, foi das melhores experiências a nível profissional até a altura.
Terminou a sua formação em 2008 e durante mais de meio ano trabalhou como “extra” num restaurante de eventos em Baião, enquanto ao mesmo tempo aproveitava para tirar a carta de condução.
O seu primeiro emprego foi na Quinta da Pacheca (2009), uma experiência muito boa, com muitos desafios, mas com alguns pormenores menos bons que o fizerem abandonar o projeto.
Voltou depois de alguns anos à sua terra, integrando a equipa do Douro Park Hotel em Outubro de 2009 onde conheceu a sua cara metade (a Sandra que hoje é a esposa do nosso Chefe).
A experiência durou menos de uma ano, devido a algumas divergências.
Em 2011 foi desafiado pelo (hoje seu amigo), Manuel Pedro, que iria reabrir o Gentleman com nova gerência, totalmente remodelado e com um conceito de cozinha contemporânea.
Entretanto em Março de 2011 nasceu a Lia, a filha do Chefe e da Sandra.
No dia 2 de Maio de 2011, o “novo” Gentleman abriu portas, com um serviço e gastronomia diferenciadores no concelho.
Avizinhava-se uma longa caminhada para o Manuel e para o Idalécio.
Desde Setembro de 2021, Idalécio passou a ser mais do que chefe de cozinha, tornou-se também o proprietário do restaurante, ao fim de dez anos de muito trabalho e dedicação ao Gentleman.
Era um dos seu sonhos tornado realidade.
Estarei sempre grato a quem me acompanhou e acompanha nesta caminhada, à minha família, à minha esposa, à minha filha que é a minha pequena inspiração, aos meus formadores, aos meus colegas e funcionários e um OBRIGADO especial para os clientes do Gentleman que tornam tudo isto possível.
Chefe Idalécio Pereira.
A patroa
Nasceu em Baião, a 12 de Agosto de 1982.
Desde pequena que é fascinada pelo mundo da cozinha e da pastelaria.
Casou com o Chef em 2012 e é o seu braço direito no Gentleman desde 2015, ano em que integrou a equipa.
Atualmente é responsável por toda a pastelaria do restaurante e por fazer o pão (que o diabo amassou) quentinho todos os dias.
É amiga e dedicada, mas cuidado, ferve em pouca água.
P.S. Há quem diga que tem uma relação amorosa com o chefe.
O espalha-brasas
Nasceu em Resende, a 9 de Junho de 1999.
O nosso “Jorgetti” tinha o sonho de ser professor de educação física, acabou por se tornar num atleta na pizzaria do Gentleman.
Integrou a nossa equipa com apenas 18 anos, sem formação técnica na área.
No entanto, a vontade de aprender e de ganhar algum dinheiro, levaram-no a ser um elo mais forte dentro do restaurante.
Bem disposto e intempestivo são dois dos adjetivos que o definem bem.
P.S. Adora velhinhas.
A vaidosa
Nasceu a 25 de Novembro de 1975.
Quando era miúda o que mais queria era ser alta, rica e conhecer o mundo.
É formada em línguas e chegou a dar aulas de português durante algum tempo, mas por circunstâncias da vida, não continuou no ensino.
Desde 2021 que é a responsável pela sala do Gentleman, onde todos os dias recebe os nossos clientes com “Olá!” e um sorriso.
Para além da sua simpatia e cordialidade, fala quase “todas” as línguas.
P.S. Não dispensa o batom e o verniz.
A lambareira
Nasceu em Baião, a 13 de Setembro de 1997.
A Gabi em pequenina queria ser uma cantora famosa, depois educadora de infância e mais tarde quis ser professora de inglês, mas para além de gostar das três áreas percebeu que nenhuma delas seria a profissão ideal.
Formou-se em mesa e bar e desde há um ano atrás faz parte da equipa do Gentleman.
Entre muitas qualidades, distingue-se o carinho no atendimento e simplicidade do seu sorriso.
Neste momento sonha em ter uma casa com varanda e ser mãe de 3 filhos.
P.S. Os doces são a sua maior paixão.
A enciclopédia
Nasceu em Resende, a 31 de janeiro de 1978.
Gostava de ser professora de Clássicas, mas a vida não deixou.
Ainda hoje a Amélia é tipo enciclopédia, quando queremos saber alguma coisa é a ela que todos perguntam e a resposta acertada é garantida.
Para além do seu conhecimento em cultura geral também se safa muito bem nas línguas estrangeiras.
No Gentleman desde 2019, é uma mais valia para a equipa.
Não é de muitas falas, mas é leal e trabalhadora.
P.S. É doida por bicharada.